quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mídia-Educação

Mídia-Educação
Muitos estudiosos acham importante a mídia na educação. Como diz Graça Caldas em seu artigo “utilizar a mídia na educação é o primeiro passo para a leitura do mundo e que este uso não se limite apenas em alguns recursos, mas que os alunos sejam criadores de suas próprias narrativas.
No vídeo de Jesus Martin-Barbero, disponível no Youtube, numa conferência, fala sobre a importância de chegarmos a ter um uso libertário das novas tecnologias na educação. Chama a atenção para o fato de que precisamos incluir a questão da produção e do diálogo de saberes de diversos tipos- não apenas científicos- em várias mídias. Barbero acredita que se esse diálogo entre diferentes culturas, através das diferentes linguagens midiáticas, transformará nossas escolas, nossas cidades e nações.
Orofino (2005) destaca que é preciso transformar a escola num local de produção de mídias.
As tecnologias estão tornando possível e facilitando a incorporação dessas diversas linguagens no cotidiano escolar na nossa sociedade moderna, o domínio da linguagem, seja na forma escrita e falada, é condição indispensável para o exercício da cidadania.
Nas últimas décadas, as novas tecnologias digitais tem desempenhado um papel determinante no modo como a sociedade tem feito uso da imagem.
A imagem está em todo o nosso meio. A informação imagética que recebemos diariamente, através da tv, internet, revistas, outdoors, é assimilada a partir de códigos (ciências matemáticas e linguagem).
Nas escolas, temos como objetivo, além de ensinar os conteúdos programáticos para nossos alunos, capacitá-los para que através de sua própria reflexão, avaliem as informações que lhes chegam e decidam sobre o que farão com elas.
O caminho para enfrentar o desafio de nos tornarmos cidadãos da “era digital” é aprender a produzir mensagens com essas novas mídias.

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