quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade 4.5 Produzindo um relato de seu projeto pedagógico

Relatório Geral de todos os temas e atividades abordados no curso

O Curso Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com as TICs(100h) tem o objetivo de compreender o potencial pedagógico de recursos das tecnologias no ensino e na aprendizagem na escola, a fim de criar situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade e ao trabalho colaborativo, esperados em cada série.
Este curso é formado por encontros presenciais e atividades a distância, com interação mediadas por recursos tecnológicos.
Agora farei um relato de todos os temas e atividades abordados neste curso.

Unidade I:Tecnologias de informação e comunicação na educação
Refletimos sobre a identidade do professor, vimos a entrevista de Nóvoa (2001).
Atividade 1.1 produzimos um texto, sintetizando nossas reflexões acerca das tecnologias de informação e comunicação.
Atividade 1.2 refletimos acerca das das seguintes questões:
-O que é ser professor hoje?
-Quem sou eu(professor) neste contexto?Fizemos a leitura e respondemos as perguntas que se referiam ao texto: As sereias do ensino eletrônico (Paulo Blinkstein e Marcelo Knorich Zuffo). Na atividade à distancia, li o texto de Armando Valente e destacamos os pontos que mais chamaram a atenção.
Vídeo: Entrevista do prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia (2004).
Atividade 1.3, a partir da análise da entrevista, registramos as reflexões e aprendizagens. Refletimos com base em perguntas com o seguinte tema: Ensinar e aprender com as mídias digitais.
Atividade 1.4 pesquisa na escola para levantar quais as tecnologias mais utilizadas. Elaboração de uma apresentação de slides.
Atividade 1.5 montamos um mapa conceitual, utilizando recursos do computador, para expressar as aprendizagens construídas.
Atividade 1.6, refletimos sobre o que é Webquest, e uso das tecnologias no trabalho por meio de projetos.
Textos básicos da Unidade I: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimentos (Juan Ignácio Pozo), entrevista com Antonio Nóvoa-Matrizes Curriculares e Aprendizagem continuada ao longo da vida (José Armando Valente).

Unidade 2- Internet, Hipertexto, Hipermídia
Atividade 2.1, navegação em hipertexto: navegação livre e reflexão sobre “Navegar à deriva trouxe algum ganho”?
Atividade 2.2 pesquisa na Internet sobre o conceito de hipertexto.
Atividade 2.3, elaboramos com nossas próprias palavras, um conceito sobre hipertexto utilizando nossa pesquisa.
Atividade 2.4, comentários e reflexões sobre o trabalho dos colegas.
Atividade 2.5, criamos um blog próprio para a postagem das atividades, que servirá como um portfólio virtual.
Atividade 2.6- montamos duplas e planejamos uma atividade com Hipertexto.
Atividade 2.7, Execução da atividade planejada e reflexão sobre alguns pontos observados e anotados durante a atividade.
Atividade 2.8- Elaboração de um registro digital de experiência, no formato de um hiperdocumento, seguimos alguns pontos a constar no registro descritivo do projeto.
Atividade 2.9, criação de um pôster.
Atividade 2.10- Leitura dos seguintes textos: Software Livre (129 a 131), Num mundo da Wiki uma escola idem-parte I(133 a 135).
Atividade 2.11 postar as sínteses dos textos no Fórum:Wikis, é necessário fazer comentários nas contribuições dos colegas.
Fazer uma reflexão da Unidade 2, anotando os pontos que acharam importante, dúvidas, etc.

Unidade 3- Currículo, projetos e tecnologias
Leitura de uma entrevista feita com Pedro Demo: “Os desafios da linguagem do século XXI, para a aprendizagem na escola”.
Atividade 3.1-Contextualizando a mudança. Reflexão das seguintes questões:
-Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos?Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? Quais as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?
Atividade 3.2 Repositório de materiais,Midíaticos-quadro /resposta.
Atividade 3.3, projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias do currículo, a partir da atividade 3.2- criação de um plano de aula.
Na atividade à distancia, leitura das páginas 151 a 153, definição sobre o que é projeto e a importância dele no processo de ensino e aprendizagem. Síntese das páginas 161 a 169- Blog, Wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de projetos de aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental.
Atividade 3.4- desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo(apresentação).
Atividade 3.5- análise e reflexão de projetos e currículo.
Concluímos com a reflexão da Unidade 3, sobre os temas trabalhados.

Unidade 4- Prática Pedagógica e mídias digitais

Atividade 4.1- Conhecendo objetos em multimídia: assistimos aos 3 vídeos, analisamos e respondemos as questões propostas.
Atividade 4.2. Navegando por vídeos e outras mídias. Visitamos os sites propostos e registramos no blog os materiais que mais chamaram a atenção, incluindo links para os sites.
Atividade 4.3-Assisti a entrevista com Lucas Ciavatta e respondi as questões no fórum.
Leitura e reflexão do texto “Mídia-Educação no contexto escolar” (páginas 200 a 210). No blog pessoal fiz um relato de uma experiência de uso da mídia na minha escola.
Pesquisa no Youtube de vídeos que podem servir de apoio para os conteúdos trabalhados na sala de aula, postagem dos vídeos no blog e comentário sobre o porquê da escolha.
Leitura e relatório do texto Mídia-Educação (páginas 188 a 191) e reflexão da aula.
Vídeos: Negros no Porão, Pau Brasil e Movimento Modernista Brasileiro -análise dos vídeos e do assunto comentado na aula.
Atividade 4.4- Planejando a produção de um documento multimídia:
-Relatório geral de todos os temas e atividades abordados no curso.
-Relatório de como vem sendo o uso das tecnologias na escola.
-Entrevista com colegas de trabalho e alunos.
-Auto-avaliação:Reflexão da Unidade 4.

Na escola EM “Tereza Falci” utilizamos televisão, dvd, máquina digital, impressora, máquina de xerox, rádio, microfone, caixa amplificadora e o laboratório do Proinfo, entre outras tecnologias.
Todas as professoras utilizam, sempre de acordo com as disciplinas e a atividade preparada.
A escola em que trabalho, o laboratório de informática foi instalado há 3 meses. Não tem acesso à Internet.
Alunos em processo de alfabetização, encontram uma nova ferramenta usando os computadores. As dúvidas dos alunos em manusear os computadores, gera um pouco de ansiedade. Ainda há muito para se fazer e desenvolver as habilidades nos alunos, já que a maioria nunca teve acesso aos computadores.
As atividades trabalhadas foram reescritas, produção de textos. O trabalho sempre em duplas, é muito importante, pois um ajuda o outro, e a aprendizagem acontece.
Com o curso pretendo aprimorar mais o uso dos computadores, desenvolvendo atividades em outras disciplinas.
As tecnologias estão presentes em minha escola para promover aulas diferenciadas, conhecimento, criatividade e situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.


http://anafolena.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário